Quem trabalha na comercialização de peças e acessórios de iluminação sabe que o que o cliente final procura é a qualidade do material e um bom acabamento, afinal de contas, muitos desses itens acabam fazendo parte da decoração dos ambientes.
Por essa razão, torna-se imprescindível para uma indústria especializada em estamparia de peças e acessórios de iluminação ter como parceiros fornecedores referência no mercado de distribuição de matérias-primas para, consequentemente, manter uma boa negociação com os seus próprios clientes, no caso lojistas, projetistas, decoradores, arquitetos e outros profissionais coligados ao setor de iluminação.
A partir do recebimento do material adequado via fornecedores, compete à metalúrgica assegurar a qualidade na produção e no atendimento ao seu cliente, desde a criação, execução até a entrega final do produto. É exatamente isso que a Estamparia Lima faz.
Ao receber as chapas de metal, sejam elas em alumínio, aço, cobre ou outro material, tudo passa por uma inspeção profissional para, assim, dar início ao processo de produção.
Depois de recebidas, essas chapas são cortadas para dar início ao processo de execução. Vale destacar que não existe uma ordem padrão para a confecção das peças, cada uma tem a sua especificidade na sua produção.
Quais são os processos de execução de um item de metal para peças e acessórios de iluminação?
Várias são as etapas para um processo de produção de peças e acessórios de iluminação. Abaixo, seguem algumas delas:
Corte: De perfil e guilhotina, geralmente utilizados no início do processo para o corte das chapas de metal; Puncionadeira CNC, que garante maior rapidez, precisão e tecnologia avançada nos cortes das peças e acessórios de iluminação, sendo utilizada para fazer, além dos cortes, ajustes de metais por punção, que são os furos de tamanhos variados.
Dobra: Esse processo é realizado por meio do maquinário dobradeira CNC, que tem por finalidade realizar as dobras complexas das chapas.
Calandragem: Esse procedimento também faz parte da execução de itens de iluminação. É a fase em que se dá forma às chapas ou laminados de metal, tendo como objetivo conferir a curvatura, espessura e acabamento de qualidade.
Repuxo: Processo de conformação aplicada no material por meio de esforço mecânico, que transforma o mesmo em uma forma específica.
Soldagem: Esse é um setor ímpar na produção de qualquer item de iluminação justamente por ser ele quem vai fazer a junção das peças em seus mínimos detalhes. Nesse caso, a depender de cada situação, as soldas se dividem entre MIG, TIG e solda ponto.
Acabamento e qualidade: Esse é o processo de finalização de todas as peças, onde tudo é analisado minuciosamente, passando por inspeção rigorosa até que o produto possa ser embalado para o seu destino.
Vale destacar também a importância de um setor de ferramentaria dentro de uma indústria metalúrgica, a fim de proporcionar ferramental próprio para cada necessidade. Uma indústria que possui ferramentaria própria proporciona benefícios seu cliente, uma vez que permite a adaptação de inúmeras ferramentas, como é o caso da Estamparia Lima, que possui em seu espaço fabril um setor exclusivo para essa finalidade.
Todas essas etapas fazem parte do processo de produção da Estamparia Lima, que preza pela qualidade e perfeição em tudo o que faz, desde a escolha certa de seus fornecedores até a entrega ao cliente final.
Não é à toa que a empresa atua há 23 anos no mercado crescendo a cada dia, vista como referência nacional quando o assunto é estamparia para peças e acessórios de iluminação.