Como a estamparia de metal pode garantir a durabilidade das peças de iluminação?

Como a estamparia de metal pode garantir a durabilidade das peças de iluminação?

A estamparia de metal é uma técnica de fabricação que utiliza uma prensa para cortar e moldar chapas metálicas em formas específicas. Essa técnica é amplamente utilizada na fabricação de peças de iluminação, como luminárias, refletores e outros acessórios.

Esse é o processo fundamental em uma indústria de estampagem, como é o caso da Estamparia Lima, que atua na produção de peças e acessórios de iluminação, tendo como matéria-prima chapas de metal, dentre eles o aço, o cobre, o alumínio, o inox e o zinco.

Uma das principais vantagens da estamparia de metal é que ela permite a produção de peças com alta precisão e consistência dimensional.

Além disso, a estamparia de metal é um processo altamente eficiente e econômico. Isso porque a prensa pode ser programada com auxílio de ferramentas para produzir diversas formas e tamanhos de peças a partir de uma mesma chapa de metal. Isso reduz o desperdício de material e diminui os custos de produção. O que isso significa? Melhor custo-benefício para o cliente.

Outra vantagem da estamparia de metal é a resistência e durabilidade das peças produzidas. O metal é um material robusto e resistente a choques, vibrações e intempéries. As peças produzidas pela Estamparia Lima são capazes de suportar condições adversas de uso, como temperaturas extremas, umidade, corrosão e desgaste.

Além disso, a estamparia de metal permite a produção de itens com acabamento de alta qualidade. Eles podem ser polidos, pintados ou revestidos posteriormente com outros materiais para proteger contra corrosão e desgaste. Isso garante uma vida útil ainda maior para as peças de iluminação.

E para a execução ser perfeita, antes do processo de produção em si, importante que os setores da indústria estejam bem alinhados, a começar pelo desenvolvimento tecnológico das peças, como é o caso da Estamparia Lima, que utiliza do que há de mais avançado em tecnologia computadorizada capaz de atender as demandas necessárias para gerar o melhor resultado nos produtos finais.

E, claro, para uma entrega precisa desde a estampagem até a finalização do produto, imprescindível passar por outros processos dentro de uma indústria de estamparia, não apenas a prensa em si.

A considerar caso a caso, vale destacar alguns desses processos, entre eles o puncionamento, utilizado para fazer os cortes e ajustes de metais por punção; a soldagem, ímpar na produção de qualquer item de iluminação justamente por ser esse o procedimento de unir as peças em seus mínimos detalhes; a calandragem, que tem, como objetivo conferir curvatura, espessura constante e acabamento de qualidade; o repuxo, que é o processo de conformação aplicado no material por meio de esforço mecânico, que transforma o mesmo em uma forma específica; o corte de perfil, que utiliza-se do maquinário de serra, podendo ser executado para procedimento de corte reto, em grau ou chanfrado em perfis; a rebitagem, que tem por finalidade  achatar a extremidade  de um rebite, dentre outros setores, até passar pelo acabamento e qualidade, que é o processo de finalização das peças.

Ou seja, uma indústria metalúrgica de estamparia de peças de metal deve ir além do corte e molde das chapas.

WhatsApp chat
Open chat
5511 94746-2668