Um produto final de iluminação requer todo um processo de metalurgia para chegar ao resultado esperado.
Seja em materiais como ferro, aço, alumínio, cobre, latão ou outra matéria-prima, é imprescindível que esses passem pelas etapas de estampagem, que é o passo a passo na fabricação de estamparia para metais, que incluem dos mais variados maquinários e ferramentais na produção de peças em séries e grandes lotes.
Na Estamparia Lima, que atua majoritariamente na produção de peças e acessórios de iluminação, há uma diversidade de equipamentos dentro de seu espaço fabril de mil e quinhentos metros quadrados e uma equipe qualificada para a realização de seus serviços.
Veja alguns processos realizados na Estamparia Lima:
Puncionamento:
O puncionamento é um procedimento utilizado para fazer os cortes e ajustes de metais por punção, que são furos de tamanhos variados.
A variedade no tamanho e o formato da furação ocorrem justamente pelo grande número de ferramentas de punção contidas, o que permite, assim, a confecção de várias peças e itens sem que seja necessário utilizar outro equipamento para essa finalidade, no caso uma prensa, por exemplo.
Para esse processo, a Estamparia Lima utiliza a Puncionadeira CNC. Esse equipamento garante maior rapidez, precisão e, principalmente tecnologia avançada.
Soldagem:
Esse é um processo ímpar na produção de qualquer item de iluminação justamente por ser ele quem vai fazer a junção das peças em seus mínimos detalhes.
A Estamparia Lima tem setor específico de soldas, que se divide em MIG, TIG e Solda Ponto, a depender de cada situação.
Calandragem:
A calandragem é um processo de conformação de materiais através de cilindros de uma calandra pelo qual se dá forma a chapas e/ou laminados de metal pela passagem entre rolos, cuja função é modelar o material através do uso de dois ou mais rolos contrarrotantes.
No que diz respeito à calandragem de metais, que é justamente onde entra o trabalho de calandra da Estamparia Lima, esta tem como objetivo conferir curvatura, espessura constante e um acabamento de qualidade.
Repuxo:
Processo de conformação aplicada no material por meio de esforço mecânico, que transforma o mesmo em uma forma específica. As ferramentas utilizadas nesse processo de repuxo são semelhantes às características das estampagens de corte e dobra.
Na Estamparia Lima, utiliza-se o torno de repuxo CNC.
Corte de perfil:
Para o trabalho de corte, utiliza-se maquinário de serra, podendo ser executado para procedimento de corte reto, em grau ou chanfrado nos perfis.
Rebitagem:
Para esse processo de estamparia, que tem por finalidade achatar a extremidade de um rebite, prego ou outro item de haste de metal, a Estamparia Lima utiliza a rebitadeira pneumática e também a prensa excêntrica.
Rosqueamento:
Para passar pelo processo de rosqueamento, que tem por finalidade a obtenção de filetes em determinadas superfícies, sejam elas cilíndricas ou outras dentro do processo de estampagem de metais, a Estamparia Lima utiliza-se do equipamento de furadeira.
Acabamento e qualidade:
Esse é o processo de finalização de peças, onde tudo é analisado minuciosamente, passando por inspeção rigorosa até que o produto possa ser embalado para o seu destino.
Na Estamparia Lima, trabalha-se com lixadeiras específicas para cada necessidade dentro dessa etapa de acabamento.
Ferramentaria
Muitas empresas buscam por indústrias metalúrgicas que possuem ferramentaria própria, justamente porque sabem que, com isso, terão mais vantagens em vários aspectos.
E esse é o caso da Estamparia Lima, que atua há mais de 20 anos na fabricação de peças e acessórios para iluminação e que tem como um dos seus grandes diferenciais oferecer aos seus clientes serviços executados com ferramentaria própria, o que possibilita adaptação rápida, agilidade e melhor custo/benefício nas produções, uma vez que nada será terceirizado.