Quais as etapas para o processo de estamparia de iluminação?

Quais as etapas para o processo de estamparia de iluminação?

Quando um consumidor final adquire uma peça ou acessório de iluminação, seja um pendente, uma arandela, um sobrepor, postes embutidos, balizadores entre outros, nem imagina todo o processo que esses itens passaram para chegar às suas formas, modelos e utilização.

Neste texto, vamos explicar o passo a passo, do desenvolvimento à finalização desses materiais para chegar ao seu destino.

Pode até soar estranho, mas não são raras as vezes que um cliente chega até uma indústria metalúrgica apenas com uma ideia ou noção da peça que quer que seja criada.

A partir daí entra todo um trabalho de criação e desenvolvimento. E para chegar ao resultado esperado, é necessário que faça parte desse setor profissionais desenvolvedores projetistas, com entendimento claro e técnico de softwares específicos para esse fim.

Com o avanço da tecnologia, esses softwares viabilizaram uma série de benefícios nessa fase inicial do projeto, sendo o projeto feito em tecnologia 3D possibilitando, assim, a criação de uma modelagem tridimensional de um produto. A exemplo disso, podemos citar o Solidwork, que pode ser desenvolvido para qualquer tipo de peça, tornando-se hoje o recurso mais avançado e completo em uma indústria que atua no segmento de desenvolvimento, produção e finalização de peças e acessórios para iluminação, como é o caso da Estamparia Lima.

Essa é então a fase inicial de todo o processo. Após passar pela área de desenvolvimento, o próximo passo é a produção de toda a metalurgia de uma empresa. E a partir daí que tudo é colocado em prática, que os metais deixam de ser simples chapas e se transformam nas mais variadas formas.

E para chegar aos seus formatos, passam por várias etapas, a depender da necessidade de cada produção, a iniciar pelos processos de corte de chapas em metais, executados em maquinários específicos (guilhotina e corte em perfil). A função nessa fase é justamente fazer o corte ideal das chapas. No caso da Estamparia Lima, esse processo permite cortes de 2000mm, com espessura de até 5mm em alumínio e 2mm no aço.

As máquinas CNC também cumprem esse papel de garantir maior rapidez, precisão e tecnologia avançada nos cortes de peças para iluminação, sendo utilizadas para fazer, além dos cortes, ajustes de metais por punção, que são os furos de tamanhos variados – esse maquinário recebe o nome de puncionadeira, justamente pela sua função. Já outro equipamento CNC imprescindível nesse processo de produção é a dobradeira, que tem por finalidade realizar as dobras complexas das chapas.

O processo de calandragem também é bastante trabalhado na metalurgia de iluminação. Essa é a fase em que se dá forma às chapas ou laminados de metal, tendo como objetivo conferir curvatura, espessura constante e um acabamento de qualidade.

Outros procedimentos que não podem faltar em uma cadeia de produção de peças e acessórios são as furações, os repuxos, bem como os ajustes dos materiais, comprimindo ou achatando os itens em blocos reduzidos – esses são processos realizados por meio da prensa hidráulica, sendo possível também a realização de dobras e cortes nesse equipamento.

Mais uma área que faz toda a diferença em uma indústria metalúrgica dentro desse processo de produção de peças e acessórios para iluminação é o setor de ferramentaria própria, que permite justamente a possibilidade de adaptação inúmeras ferramentas.

Essencial e parte de todo o processo produtivo são as soldas, que servem justamente para fazer as junções das peças em seus mínimos detalhes. A, depender da necessidade de cada produção, as soldas se dividem entre MIG, TIG e solda ponto, cada qual com a sua finalidade, sendo todas utilizadas para o mesmo objetivo.

E por fim, mas não menos importante está o setor de acabamento, que é a finalização de todas as peças, onde tudo é tratado, revisto, analisado minuciosamente até ser finalmente embalado para o seu destino final.

Deu para entender um pouco sobre como funciona todo o processo, da idealização à finalização, de uma peça ou acessório de iluminação? O que se pode notar é que contratar um serviço de metalurgia requer uma série de fatores que implicarão no sucesso ou dessa empreitada.

Por essa razão, a Estamparia Lima preza pela qualidade, agilidade e excelente atendimento em cada uma dessas etapas que, juntas, garantem o resultado esperado de seus clientes.

(Na imagem, processo de produção de peça para iluminação Estamparia Lima)

WhatsApp chat